Conheça os valores nutritivos deste tubérculo bem brasileiro
Ele está presente na mesa dos brasileiros há muito tempo. O inhame é um tubérculo (mesmo tipo da mandioca), que é consumido cozido ou, depois de cozido, frito na manteiga. O fato é que o inhame apresenta valores nutritivos importantes que muita gente não conhece.
O inhame, por exemplo, não é tão calórico quanto se pensa, ele tem apenas 116 calorias. Por outro lado, é pobre em proteínas, nutriente responsável pela preservação dos tecidos do corpo, ele apresenta apenas 1,5 g delas. É rico em fósforo (que combate a fadiga), em carboidratos, em ferro (que previne a anemia) e até em vitamina C, apresentando 49 mg, 27,6 g, 0,52 mg e 12,1 mg de cada nutriente, respectivamente. Leve em consideração que para as quantidades de nutrientes citadas foram analisados 100g, ou três colheres de sopa, do alimento cozido.
O tubérculo pode ser encontrado em supermercados, frutarias ou nas feiras livres. O preço varia de região para região e também vai depender da qualidade e do tipo do produto. Num grande supermercado seu preço pode variar de R$ 3,00 (três reais) até R$ 7,00 o quilograma.
Matéria adaptada por Felizardo Neto
Fonte: "Compare a mandioca e o inhame". Revista Saúde, in: http://www.uol.com.br/revistas. Acesso em 7/11/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário